VMWARE é o maior nome na área da virtualização, mas não olha como as coisas estão agora com Clouds, Hybrids, Containers e etc, ainda caimos de costas.
Vamos recuar p’ra 1998 quando a VMWARE começou. Eles mesmos começaram por virtualizar PC’s e só mais tarde virtualizaram Servidores, Storages e etc. P’ra entendermos bem isso de virtualização vamos só falar do PC. Dentro do PC tens as partes principais que são o processador, a memória e o disco, certo? Ok, num PC normalmente usas um único Windows, certo? Ok, p’ra aumentar ou diminuir a memória ou disco no PC, tens que entrar por baixo da mesa e abrir o PC, certo? Ok, muitas vezes usas um computador completo só p’ra usar um único programa, certo? Ok, os fundadores da VMWARE não gostaram nada destas brincadeiras de um PC servir só p’ra um programa, instalar um só Windows num PC, toda a hora abrir e fechar PC’s e etc. P’ra eles tudo isso era chato e caro! E o que eles fizeram? Simples: arregaçaram as mangas e transformaram o PC num software. Sim Sr, virtualização, resumindo é a softwarearização do hardware, isto é, transformação de máquinas físicas p’ra máquinas virtuais. Ok, agora vamos supor que o teu PC em baixo da mesa, que antes tinhas que abrir toda a hora já é um programa no teu desktop como Google chrome. Agora já podes diminuir e aumentar memória ou disco com o click do mouse; agora já podes diminuir processador, diminuir disco, diminuir memória daqueles computadores que se usam pouco e fazer mais computadores. Então a partir de 1 PC já podes com o click do mouse fazer mais 1 PC virtual e mandar p’ra uma pessoa que não tinha computador. Quer dizer de 1 PC já tens 2 PC’s! Ok, isto anima, e de 10 PC’s físicos, fazes mais 10 virtuais e total já tens 20 PC’S. Até aqui estamos juntos? Ok e a rede de internet, e o servidor lá do job e o disco externo que usas p’ra guardar informação, também é possível transformar em software e controlar tudo com o mouse? Eh eh os malucos da VMWARE também pensaram assim e transformaram PC’s, servidores, redes e storages em softwares e ficaram em casa num laptop a controlar tudo. E foi assim que se deu chance de aparecer esse barulho todo chamado cloud , Software-as-a-Service e etc. Se ficou claro até aqui, o resto é desenvolvimento e especificidades.... Comments are closed.
|
UK é? UK é?
Um dos grandes problemas das tecnologias no nosso mercado, fora os outros, é a falta de informação.
Criamos este espaço p'ra difundir dados comprovados do mundo tech. E vamos falar desde as coisas mais simples as mais complexas. Sejam bem-vindos! Arquivos
April 2019
|